segunda-feira, 24 de abril de 2017

The Harrowing of Hell

Depois de rezar, estudar e vivenciar todos esses dias, desde domingo de ramos até a sexta santa. Os Evangelhos não dizem nada sobre o sábado. Comparando os dois Credos mais familiares da Igreja, o Credo dos Apóstolos e o Credo de Nicéia. O acontecimento – desceu a mansão dos mortos – mencionado no Credo dos Apóstolos é omitido no Credo de Nicéia. Harrowing é uma antiga palavra inglesa que quer dizer angustiante, doloroso, não é o local de punição eterna cristã e sim o Sheol j...udaico ou o Hades grego, o local de não existência pós vida. A primeira ação, é que Jesus teve que batizar todos aqueles santos e santas no Sheol, no Hades antes de entrarem no céu com ele. Um exemplo está na Epístola dos Apóstolos (Epístula Apostolorum), um documento de meados do século II. O próprio Jesus fala: “Por isso desci e falei com Abraão, Isaac e Jacó , com os pais de vocês, os profetas, e levei a eles a notícia de que podem vir do resto que está embaixo para o céu, e lhes dei a mão direita do batismo da vida, da absolvição e do perdão por todas as maldades assim como dei a vocês, e de agora em diante também para os que acreditarem em mim”. Esta grande “Misericórdia” de Deus, já havia começado, esse era um esforço colaborativo. Não era como poderia ser imaginado, um clarão de luz divina, e sim um processo interativo entre a divindade e a humanidade, uma operação conjunta entre Deus e nós. Não somos nós sem Deus, nem Deus sem nós. Não é que nós esperemos por Deus, e sim que Deus espera por nós. Por isso de um extremo ao outro do evangelho de Marcos, Jesus não viaja sozinho, mas sempre com seus apóstolos que representam todos nós. The Harrowing of Hell, retratado nas Petites Heures de Jean de Berry , manuscrito iluminado do século XIV .

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