Jean Baptiste Henri Lacordaire
A jovem Ana Eugênia se entusiasma pelos políticos cristãos que querem lutar por uma sociedade mais justa e fraterna, que compreenderam o que é uma política social cristã. E querem lutar por ela. Em 1835 e 36 era moda na época, uma serie de prédicas (conferências, palestras ) , aos domingos em algumas igrejas de Paris. Ana Eugênia então com 18 anos escolheu ouvir Jean Baptiste-Henri Dominique Lacordaire (31 anos, padre, jornalista, educador, deputado e depois acadêmico, sendo considerado como um percursor do catolicismo moderno e restaurador na França dos Dominicanos.) Desde 1830, Lacordaire colabora no jornal diário católico L'Avenir
(O Amanhã), com Félicité Robert de Lamennais e o conde Charles de Montalembert. O jornal defende a liberdade consciência e a liberdade de ensino e toma uma posição em defesa da separação da Igreja do Estado. Estas posições serão condenadas pelo papa Gregório XVI em 1832.
Félicité Robert de Lamennais
Famoso filósofo e teólogo frânces da primeira metade do século XIX. Por suas idéias ele pode ser considerado com um precursor da Democracia Cristã e de um pensamento católico liberal, com preocupações sociais.
Ele nasceu em Saint-Malo em 19 de junho de 1782. Sua familia pertencia a pequeneza nobreza e ele se ordenou padre em 1816.
Em 1828, Lamennais funda a Congregação de São Pedro destinada a formação de clérigos cultos, preparados para responder aos ataques dos filósofos e compreender melhor os tempos em que estavam inseridos. Também defenderiam a autoridade do Papa em oposição a correntes de pensamento que defendiam a autonomia da Igreja francesa em relação a Roma nos seus assuntos internos. De 1837 até 1848, Lammennais continua publicando textos ("Le Affairs de Rome", "le Livre du peuple", o jornal "Le Peuple") onde defende a liberdade de consciência e a necessidade de uma doutrina social para a Igreja. Chegou até mesmo a desenvolver na obra "Esquisse d'une philosophie" (Esboço de uma Filosofia) a concepção de um Cristianismo sem Igreja, centrado na prática da caridade. Em 1841 foi condenado a um ano de prisão depois de criticar o governo frânces. Foi eleito deputado constituinte em 1848 e se retirou para sua propriedade na Bretanha após o golpe de Estado de dezembro de 1851. Este golpe de estado foi aplicado por Luis Napoleão Bonaparte (Napoleão III), sobrinho de Napoleão, e a partir dele começou o "Segundo Império".
Quando faleceu em 1854 foi enterrado, a seu pedido, no meio dos pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário