domingo, 15 de agosto de 2010
Como tudo começou
Irmãs, amigas e amigos de Assunção Juntos
Estamos comemorando a chegada das Religiosas da Assunçao na América do Sul, seguindo o lema: “Assunção vive “– educar - transformar – construir - para nossa festa dos 100 anos.
Mas primeiro gostaria de partilhar o que aprendi com Irmã Marta; de como as irmãs foram convidadas e por quem:
No Consistório (Assembléia de Cardeais) de 11 de dezembro de 1905, realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o então Papa Pio X, outorga ao prelado brasileiro a dignidade de cardeal. Assim surgiu o primeiro cardeal da América Latina. O pernambucano Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, passou a ser conhecido como o Cardeal Arcoverde, com 55 anos, já tinha sido Bispo de Goiás, São Paulo e Arcebispo do Rio de Janeiro
Desde 1907 passou a ir pessoalmente à Europa para contactar as congregações religiosas que gostariam de vir ao Brasil para ações missionárias e de educação.
Em 12 de abril de 1909, às 10h30, ( 2° feira de Páscoa) em Val Notre Dame na Bélgica.
As Irmãs se reuniram no Hall para receber Sua eminência o Cardeal Arcoverde, ele nos conhece pela família Moreira, da que ele é parente. Ao chegar, uma de suas primeiras palavras foram para pedir notícias das brasileiras.
Madre Maria Celestine apresentou a Ir. Maria do Perpétuo Socorro e a Ir. Maria dos Anjos.
Obs: Madre Maria Celestina era a superiora Geral que substituiu a Maria Eugênia. Morreu em 1921 e sofreu muito com as decisões horríveis do Governo Francês para disolver as congregações. Perdemos todas as casas da França menos Auteuil e Lubeck (colégio em Paris, pois duas antigas alunas ficaram no colégio como se fosse um estabelecimento leigo, não religioso)
Mas, a verdadeira finalidade de sua visita era para obter a promessa de uma fundação em alguma cidade importante do Brasil, a São Paulo por exemplo, onde o clima é muito mais são do que no Rio Depois do almoço, o Cardeal visitou a casa e uma parte do jardim e nos encontramos em seguida no salão chamado Congo. Foi nesse momento que S.E. nos falou da futura fundação, pela qual Nossa Madre Geral parece ter uma grande simpatia.
Madre Maria Catarina, assistente geral, que nunca perde tempo, aproveitou da presença do Secretário do Cardeal, que estava sentado perto dela, para lhe fazer uma série de perguntas práticas e importantes! Informações que sua prodigiosa memória nunca esquecera.
Amigo de Assunção até a sua morte, em 18 de abril de 1930. Hoje encontramos na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça XV, aberta para visitação a crípita com o túmulo do Cardeal ArcoVerde
E feliz festa de Assunção
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário