sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Centenário da chegada das Religiosas da Assunção

Amigas e amigos
Neste dia de Assunção de Nossa Senhora, os 100 anos da chegada da Congregação na Ámerica do Sul começa a ser lembrada e festejada.
O historiador Marc Bloch em seu livro "Métier d'Historien" observou que cabia a história compreender o passado a partir do presente e compreender o presente à luz do passado. E foi assim que tudo começou:
No dia 17 de novembro de 1911, o “Amazone” deixava Bordeus, levando a pequena comunidade destinada a Rio de Janeiro. Madre Marie Laurence, superiora, Ir. Maria Joaquina, Ir. Maria dos Anjos, Ir. Maria Rita, Ir. Johana Maria e Ir. Maria Eufrásia.
Em Bordeus Madre Maria Teresa que tinha acompanhado as missionárias desde Paris, não se separou delas até as ter instalado nas suas cabinas.
Na noite do 22 a 23 se desencadeou uma violenta tempestade que parecia acabar com o velho navio: hélice quebrada, porão inundado, máquina estragada. No momento mais perigoso, Madre Marie Laurence abriu uma mala e encontrou um quadro de Nossa Senhora da Providência, colocado delicadamente por M. Marie Célestine, parecia dizer:” Não temam, sou Eu” . De fato a tempestade se acalmou. M. Marie Laurence conservou grande devoção a Nossa Sra. da Providência e a fez padroeira de nossa casa de Rio.
No dia 7 de dezembro o Amazone chegou ao Rio. Ação de Graças e orações ardentes por esta nova missão. Sem dúvida, uma certa angústia, bem compreensível, atingia às viajantes ao pisar um novo continente. Era o imenso desconhecido...desconhecido o país...desconhecida a população...a língua...A casa Mãe longe e as comunicações raras e difíceis. Poucas irmãs, poucos amigos, ainda menos dinheiro. Mas a valente comunidade tinha posto sua confiança na Providência e a fé de M. Marie Laurence iria triunfar de todos os obstáculos.
Com muito amor e humildade construiremos otimos momentos de alegria e reflexão, lembrando que Santa Maria Eugênia sempre nos convidou a praticar a humildade em nome do amor. O amor é a motivação mais profunda, o elemento mais importante. O amor é uma força que aumenta o coração da comunidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário